fbpx

Amazonas confirma segundo caso de varíola dos macacos

Os dois pacientes são homens com idades entre 25 e 40 anos

Com histórico de viagens recentes, eles tiveram contato com pessoas contaminadas fora do Amazonas

A Fundação de Vigilância Sanitária (FVS) confirmou o segundo caso positivo da doença Monkeypox, conhecida como “varíola dos macacos”. O primeiro caso da doença foi constatado no dia 27 de julho e o segundo nesta terça-feira (3).
De acordo com o boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SES), os dois pacientes são homens, com idades entre 25 e 40 anos, com histórico de viagens recentes ou contato com pessoas não residentes no estado.
Um terceiro homem também teve a confirmação da doença em passagem pelo Amazonas, porém por se tratar de um paciente que mora em outro estado do país, que está em Manaus a trabalho, a notificação será feita na cidade onde ele tem residência fixa, de acordo com orientações das autoridades nacionais em saúde, informou a SES.

Monitoramento e casos importados

A equipe de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) está monitorando outros dois casos suspeitos .Segundo a FVS os casos são importados. Ou seja, não há, até o momento, casos confirmados de transmissão local (autóctone). Todos os pacientes confirmados têm histórico de viagem recente.
Até esta terça, a FVS registrou: dois casos confirmados laboratorialmente; dois suspeitos em investigação pelo CIEVS-Manaus; um caso descartado após exame laboratório e um caso confirmado de paciente residente em outro estado brasileiro e que não será contabilizado como caso do Amazonas.

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.