A Aleam deve aprovar hoje (26) por ampla maioria de votos o projeto 338/2020, do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), que reduz em 30% os valores das taxas cartoriais no Amazonas, que são uma das mais altas do País. As taxas chegam a representar 4% do valor do imóvel com os valores cobrados para a escritura e registro, além do ITBI. A votação vinha sendo adiada desde março, mas num esforço do deputado estadual Serafim Corrêa (PSB) que conseguiu coletar as assinaturas para colocar a matéria no regime de urgência, a votação será hoje se houver quórum. Serafim justifica que as taxas atuais travam a economia e impedem o crescimento maior da construção civil, impactando negativamente na geração de emprego.
Arthur diz que vírus é traiçoeiro e tem várias caras
O prefeito Arthur Neto disse ser necessário manter os cuidados em relação à Pandemia da Covid-19. “Esse vírus é traiçoeiro e tem várias caras”, alertou o prefeito durante entrevista nacional ao jornalista Luiz Datena, da Rede Bandeirantes. Arthur disse que por enquanto, as escolas municipais vão permanecer fechadas.
Negociações turbinadas
Faltando apenas cinco dias para o início das convenções partidárias (31 de agosto a 16 de setembro), as negociações políticas se intensificaram e novas mudanças na relação de pré-candidato devem ocorrer nos próximos dias. Nos bastidores dá-se como certa a desistência de dois pré-candidatos. Um deles passaria a ser vice.
Convenções marcadas
A maioria dos partidos já definiu a data de suas convenções. O PCdoB, que deve apoiar José Ricardo (PT) fará a convenção dia 6 de setembro. Dia 8, será a convenção do Avante de Davi Almeida. Dia 12 estão marcadas às convenções do Patriota, que vai confirmar a candidatura do coronel Menezes a prefeito, e do Psol, que lançou a candidatura do ativista gay Paulo Trindades, mas deve apoiar José Ricardo. O PT fará convenção dia 13. O Podemos, de Amazonino Mendes, o MDB, de Eduardo Braga, o Progressistas dos irmãos Lins, o Republicanos de Alberto Neto, o PL, de Alfredo Nascimento, e o PSDB de Artur Neto ainda não definiram data.
Pernadas no interior
O bancário Mário Abrahim, que lidera as pesquisas eleitorais em Itacoatiara, teve sua candidatura abortada pelo PSC, partido do governador Wilson Lima. É a terceira baixa do partido nos últimos dias. Primeiro foi a ex-secretária da Sejusc, Carol Braz, que saiu da disputa pela Prefeitura de Manaus. Depois foi a vereadora Nega Alencar que retirou a candidatura para ser vice de Juscelino Manso (PSB) em Parintins.
Cabo Maciel se fortalece
Em Itacoatiara, a saída de Mário Abrahim da disputa beneficia a candidatura do deputado Cabo Maciel (PL), aliado de Wilson Lima na Aleam. Há articulação para que Mário Abrahim seja o vice de Maciel.
Ferraz em Iranduba
Outro candidato que deve perder o apoio do governador é Alain Cruz em Iranduba. Wilson deve apoiar a candidatura do também deputado estadual Augusto Ferraz (DEM). Em Tefé o governador passará a apoiar a reeleição de Normando Bessa (PMN), irmão do deputado estadual Carlinhos Bessa, que foi líder do governo no ano passado.
Amazonas conquista prêmio
O programa “Merenda em Casa”, desenvolvido pelo Governo do Amazonas, foi um dos vencedores do 3º Prêmio Super-Heróis para o Desenvolvimento, do Banco Interamericano de Desenvolvimento. O programa foi lançado em abril desse ano, destinado a atender 440 mil estudantes das escolas públicas estaduais, da capital e do interior.
Curso de convenções virtuais
O Comitê de Combate à Corrupção e ao Caixa 2 Eleitoral promove hoje (26), as 18h30 (Manaus) o curso gratuito e on line que terá como tema central às convenções partidárias virtuais. O advogado Luciano Santos, diretor nacional do movimento de combate à corrupção eleitoral, é um dos palestrantes. Para participar basta acessar o canal do Conselho Regional de Administração do Amazonas no YouTube.