Aleam aprova PL de Roberto Cidade que regula o enfrentamento do Alzheimer

Texto prevê sistema de apoio para a família e o paciente

Nova lei segue para ser sancionada pelo governo estadual

O deputado estadual Roberto Cidade (UB), presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), apresentou projeto de lei que estabelece diretrizes para o enfrentamento do Alzheimer e outras doenças mentais, no âmbito estadual. A proposta foi aprovada em plenário e segue para sanção governamental.

Facilitar o acompanhamento

“O Alzheimer e outras doenças mentais ocasionam perdas de funções cognitivas, memória, atenção e orientação, que comprometem a funcionalidade da pessoa e interferem na vida do paciente e da família. Nossa intenção, com essa lei, é facilitar o máximo possível o acompanhamento desse paciente, garantindo sua melhor condição de vida e que sua família tenha melhores meios para lidar com as limitações que essas doenças provocam. O Brasil está mais envelhecido e nós precisamos legislar em função disso também, dessa longevidade, propondo melhor qualidade de vida para essa parcela de brasileiros”, afirmou.

O que diz a proposta

A proposta prevê que o indivíduo acometido pelo Alzheimer e outras doenças mentais, bem como seus representantes legais, tenham à disposição um sistema de apoio para ajudar a família a lidar com a doença do paciente, em seu próprio ambiente, e que haja atendimento interdisciplinar para as necessidades clínicas e psicossociais, bem como o estímulo para que o paciente viva o mais ativamente possível.


“Precisamos estabelecer diretrizes para a implementação de uma política estadual que permita o amparo necessário. Nossa lei prevê avanços para o diagnóstico, para o tratamento, acompanhamento e para a melhor qualidade de vida do paciente, dos familiares e cuidadores”, disse.

Sintomas

Além da perda de memória, os sintomas de Alzheimer incluem, entre outras coisas, problemas para completar tarefas que antes eram fáceis; mudanças no humor ou personalidade; afastamento de amigos e familiares; problemas com a comunicação, tanto escrita como falada; confusão sobre locais, pessoas e eventos e alterações visuais, como problemas para entender imagens.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *