Agricultores de Presidente Figueiredo fazem cursos de agroindústria

Prefeitura e Senac estimulam empreendedorismo

Produtores contabilizam crescimento das encomendas

Um grupo de 40 moradores de comunidades rurais às margens da AM-240 (Estrada de Balbina), participaram do projeto piloto de gastronomia oferecido pela prefeitura de Presidente Figueiredo, como parte do programa Cidade Empreendedora, executado em parceria com o Sebrae-AM e Senac.

No total, 240 pessoas foram qualificadas durante todo ano de 2023, na Carreta do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), na Praça da Cultura, onde foram ministrados 12 cursos profissionalizantes na área de gastronomia, e também na escola municipal São Miguel, onde funcionou o projeto piloto de extensão da Carreta do Senac.

Produção crescente

Eline Queiroz, moradora da comunidade Marcos Freire, é um dos exemplos dos resultados positivos da qualificação. Ela conta que nos últimos anos sustentava a família com o dinheiro que ganhava com venda dos bolos caseiros que ela e o marido produziam. “Antes mesmo de receber o diploma dos cursos, minhas encomendas triplicaram”, contou ela, que aprendeu panificação, tortas, biscoitos, bolos e salgados.

Com o dinheiro extra que está ganhando com o aumento da clientela e se prepara para abrir sua própria lanchonete.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *