Comunitários vão manter pressão sobre a Amazonas Energia, que se mantém em silêncio
Marcelo Ramos diz que não tem pressa para se filiar em novo partido
Sindicato orienta volta às aulas das escolas particulares
Vacinação contra a Covid–19 terá 12 pontos neste sábado
Novos profissionais da Saúde começam a trabalhar na próxima semana
Prefeito de Parintins testa positivo para Covid-19
Nova onda da Covid muda horários de funcionamento do Teatro Amazonas
Vai faltar água em Manaus na semana que vem
Hemoam pede ajuda da população para repor estoque de sangue
Governo mobiliza 27 órgãos para cuidar da enchente deste ano
Convenção confirma informação do ÚNICO
O ÚNICO acompanhou os primeiros passos de Carol Braz no PDT, desde os contatos iniciais, a evolução do namoro entre as duas partes, até o casamento, sempre observando que ela poderia ser o nome do partido para concorrer ao governo do Amazonas em 2022. Na convenção nacional realizada ontem (21) em Brasília, a confirmação aconteceu com a defensora pública Carol assinando ficha de filiação ao PDT e sendo anunciada pelo presidente nacional do partido, Carlos Lupi, como pré candidata ao governo, recebendo o apoio da grande estrela do partido, o presidenciável Ciro Gomes. Carol retorna a Manaus neste final de semana e dará início aos trabalhos de pré campanha.
Candidato ao Senado
Na convenção nacional do PDT, o ex-deputado estadual Luiz Castro, confirmou sua filiação ao partido trabalhista e será candidato ao Senado.
Apoio nacional
O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, disse que Carol “é uma pessoa dedicada à causa popular, tem fibra, coragem, compromisso e competência para ser nossa governadora e Luiz Castro é a possibilidade de colocar no Senado, uma pessoa ética e capaz de dar ao Amazonas a representatividade que o estado merece”.
Comeu abiu
A dificuldade de comunicação da empresa Amazonas Energia com a sociedade ficou mais evidente de ontem para hoje quando, ao receber uma liminar judicial que determinou a suspensão da instalação dos novos medidores, a concessionária simplesmente manteve o silêncio. Sites, portais e veículos de comunicação pediram informações à empresa, mas até agora não houve manifestação.
Equipamento não autorizado
Na ação movida pelo senador Eduardo Braga (MDB-AM) pedindo a suspensão da instalação dos medidores digitais, chama atenção uma informação dada ao juiz: “o equipamento não possui homologação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)” e que “irá trazer prejuízo ao consumidor já que é utilizado somente para Gestão de Perdas e Danos que beneficiam diretamente a ré em detrimento do cidadão usuário dos serviços”. Mais uma oportunidade para a Amazonas Energia se explicar.
Comunitários se articulam
Áudio recebido pelo ÚNICO nesta manhã de sábado, indica que os comunitários da Zona Norte estão se articulando com as demais lideranças de bairros de Manaus, para manter a pressão sobre a concessionária Amazonas Energia. Eles não querem apenas a suspensão da instalação. Querem a retirada do que já foi instalado.
É evidente que o problema não é o equipamento – do qual pouco ou nada se sabe – mas o valor das contas que subiu, em alguns casos, mais de 300%, sem aumento de consumo e outras dezenas de pequenos problemas pontuais.
Marcelo adia decisão
Oficialmente desligado do PL pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas, o deputado federal Marcelo Ramos disse não ter pressa em anunciar novo partido. “Até o início de março anunciarei o partido”, disse ele.”Agora não é tempo de eleição, é tempo de toda energia para ajudar o Amazonas e o Brasil”, argumentou.
Escolas particulares
O Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Amazonas (Sinepe-Am) recomendou que as escolas particulares retomem as atividades presenciais na seguinte ordem: 31 de janeiro, o Ensino Fundamental l e ll e Médio retorne 100% on-line e dia 3 de fevereiro retornem ao presencial de forma gradativa, começando pelo infantil. A partir de 14 de fevereiro será a vez do Ensino Fundamental; a partir de 16 de fevereiro o Ensino Fundamental ll; dia 21 Ensino Médio e Técnico e dia 22 Ensino Superior.
Vacinação hoje
A Prefeitura de Manaus vai oferecer oito pontos de vacinação para o público acima de 12 anos, neste sábado (22), sendo quatro Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nos pontos estratégicos do shopping Phelippe Daou, na zona Norte; sambódromo e na carreta da vacinação, posicionada no Tarumã. Para o público de 5 a 11 anos, continuam valendo os endereços do Parque Cidade da Criança, Clube do Trabalhador do Sesi, Centro de Convivência Magdalena Arce Daou e shopping Manaus Via Norte, na zona Norte.
Reforço da equipe
A secretária municipal de Saúde de Manaus, Shádia Fraxe, informou que os 436 profissionais classificados no chamamento público começam a trabalhar nas unidades de maior demanda e déficit de pessoal já na próxima semana. Segundo ela, a expectativa é que os casos de Covid-19 comecem a diminuir no mês de fevereiro.
Boletim da Covid
A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) informou ontem que registrou 8.063 novos casos de Covid-19, em todo o Estado. Desde o começo da pandemia são 481.295 casos da doença no estado.
Passaporte pra todo mundo
O Ministério Público Federal (MPF), em conjunto com o Ministério Público do Trabalho (MPT), o Ministério Público de Contas (MPC), o Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), a Defensoria Pública da União (DPU) e a Defensoria Público do Estado do Amazonas (DPE-AM) já recomendaram ao Governo do Amazonas a exigência de comprovante de vacinação contra covid-19 para a entrada em shopping centers, salões de beleza, barbearias, clínicas de estética, balneários, parques aquáticos, clubes recreativos, academias, meios de transporte terrestre e aquaviário estaduais e similares.
Bi Garcia contaminado
O prefeito de Parintins, Bi Garcia (DEM) publicou em suas redes sociais que testou positivo para Covid-19 depois de sentir “calafrios, garganta dolorida e outros sintomas de gripe” e que tomou as três doses da vacina “por isso a Covid está pegando leve”.
Novos horários nos espaços culturais de Manaus
A partir de segunda-feira (24) os espaços culturais administrados pelo Governo do Amazonas, vão funcionar em horários diferentes para visitação. Na entrada dos locais é obrigatória a apresentação da carteira de vacinação. O Teatro Amazonas estará aberto das 9 às 15 horas, de terça a sábado.
Vai faltar água
A concessionária Águas do Amazonas está avisando que na segunda e terça-feira da próxima semana, vai faltar água em dezenas de bairros em Manaus, principalmente das zonas Norte, Leste e Centro-Oeste. A empresa vai fazer manutenções nos sistemas hidráulicos e precisará fazer paradas programadas. É melhor abastecer os tanques no final de semana.
Hemoam pede doações
A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) está convocando doadores de todos os tipos sanguíneos para doarem com urgência. O abastecimento de sangue do hemocentro amazonense registrou queda de 50% na quinta-feira (20) e já ameaça o atendimento para cirurgias agendadas.
Preparação para a enchente
O Governo do Amazonas criou um Grupo de Ações Coordenadas (Grac) que vai coordenar as ações de 27 secretarias e autarquias durante o período da enchente do rio Negro. A previsão é que a cheia deste ano pode ser recorde e a ideia é reduzir ao mínimo o impacto da cheia tanto na capital quanto no interior.