Advogado de famosos pode ser novo prefeito de Manaus

Amazonense de Manaus, filho de pai libanês e mãe nascida na capital, o advogado Marco Aurélio de Lima Choy, ou simplesmente Choy, como é mais conhecido, presidente da OAB/Am pela segunda vez, tem sido um dos nomes mais citados como provável candidato à prefeitura de Manaus nas eleições do próximo ano.

Ele diz que “não há outro caminho para buscar soluções a não ser pela política”. Avalia que a política está “criminalizada no momento” e considera ser necessário com urgência mudar essa perspectiva. Nessa linha defende que profissionais de áreas diversas, como empresários, profissionais liberais e acadêmicos participem efetivamente do processo político, como candidatos.

Marco Choy é professor concursado da UEA há onze anos. Concluiu Direito na Ufam no ano de 2002 e em seguida fez mestrado em Direito Público. É procurador do município de Manaus e divide um dos mais conhecidos escritórios jurídicos de Manaus, com o advogado Daniel Nogueira. Nos últimos anos a dupla esteve em ação em todas as disputas eleitorais.

“Novo pelo novo não”

Choy avalia que seu nome tem sido lembrado em função da vontade das pessoas buscarem novas alternativas ao processo eleitoral tradicional. Lembra, no entanto, que “ o novo pelo novo é risco. É preciso ter um mínimo de experiência administrativa”, avisa.
Eleito duas vezes para a presidência da OAB/Am, – de 2015 a 2017 – reeleito para o biênio 2019 a 2021 – o envolvimento de Choy com política começou na faculdade, onde foi dirigente de centro acadêmico e disputou eleições para o Diretório Central de Estudantes. Tem boas relações com grupos políticos da esquerda à direita e diz estar feliz pela lembrança do seu nome.
“ Ninguém é candidato de si mesmo, mas fico feliz com a lembrança. Acredito que isto acontece em razão do trabalho desenvolvido na OAB. Ano passado, por exemplo, o presidente da OAB do Distrito Federal,Ivanei Rocha, foi eleito governador e está tendo um bom desempenho”.
Há poucos dias ele participou de um café da manhã com militantes do PDT. Diz que atendeu convite do amigo pessoal Hissa Abraaão, presidente estadual do partido, “para falar sobre legislação eleitoral”. Não descarta encontros em outras agremiações e sobre os desafios da administração municipal, revela o lado político: “ todos que passaram pela prefeitura fizeram algo de positivo. Agora é preciso propor alternativas para o crescimento da cidade, transporte, sistema viário,etc”.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *