Advogado ‘atropela’ dois Pinheiros na corrida pela prefeitura de Coari

Pesquisa do Instituto Perspectiva mostra o crescimento do nome de Harben Avelar

O cacique ‘Adail Pai’ é o segundo colocado nas intenções de voto

O advogado Harben Avelar saiu da quarta para a primeira posição em intenção de votos para a Prefeitura de Coari (a 363 km de Manaus), em apenas quatro meses, atropelando tanto o cacique político do município Adail Pinheiro, quanto o atual prefeito Keitton Pinheiro, que é sobrinho de Adail. As eleições vão acontecer em 2024.

Números espontâneos

Pesquisa divulgada pelo Instituto Perspectiva Mercado e Opinião nesta sexta-feira (30) aponta que Harben Avelar tem 12,1% das intenções de voto em citações espontâneas (aquela em que o próprio eleitor cita o candidato sem ser apresentado a nenhuma lista). Em fevereiro deste ano, a Perspectiva realizou a primeira pesquisa, que apontou que Harben era o quarto colocado, atrás de Keitton Pinheiro (atual prefeito), Robson Tiradentes e Zé Henrique.

Atropelamento

Na citação espontânea, Adail Pai tem 10,9% das intenções de voto, na pesquisa desta sexta. É um empate técnico em relação a Harben Avelar, dentro da margem de erro da pesquisa, que é de 5,5%. Os demais candidatos citados espontaneamente são Robson Tiradentes, com 5,6% dos votos e Zé Henrique com 0,8%. Nesse mesmo tempo, o nome do atual prefeito de Coari, Keitton Pinheiro, não aparece em nenhuma citação, nem espontânea, nem estimulada, mas ele tem índice de rejeição em sua administração municipal.

Oposição

O advogado e empresário Harben Avelar não é nenhum novato. Ele já disputou um cargo de deputado estadual em 2022 e, politicamente, é bem conhecido no município, uma vez que faz oposição cerrada ao clã dos Pinheiro e, no início do mês de junho, postou em suas redes sociais um vídeo dizendo que estava sendo perseguido por um carro em Manaus e que o veículo seria da “família Pinheiro”.

*Veja a íntegra da pesquisa de junho da Perspectiva:

Aqui a primeira pesquisa em Coari, em fevereiro


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *