Acampamento de garimpo tinha bingo e cabaré no meio da floresta

Operação do Ibama destruiu base garimpeira em território Yanomami

A saída voluntária não é mais uma opção para os mineradores ilegais

Brasília (ÚNICO) – Uma ação do Ibama contra o garimpo ilegal em Território Yanomami destruiu um acampamento que tinha até bingo no meio da floresta e exibia em seus cartazes a propaganda do Cabaré do Maranhão. Todo o acampamento encontrado na operação foi destruído, incluindo o avião usado pelos garimpeiros que, de acordo com o Ibama, estava com matrícula adulterada.
A Operação Yanomami já destruiu mais de 200 acampamentos de garimpeiros. No último dia 6 de abril, a Força Aérea Brasileira desativou o corredor aéreo, aberto em fevereiro para a saída voluntária de garimpeiros da reserva. Agora, apenas aviões e helicópteros militares ou a serviço de órgãos públicos envolvidos na operação podem sobrevoar a área.
A operação para expulsar os garimpeiros da reserva Yanomami não tem prazo para terminar.

Administração

O garimpo destruído era totalmente organizado. Havia a sala de administração, um cardápio de serviços diversos, com encomendas, peças em geral, internet e comida variada. De acordo com os cartazes, as refeições seguem horários bem definidos.
Em alguns locais, somente os “funcionários” podem entrar. O garimpo que ainda ocupa a Terra Yanomami faz até sorteio de telefone e carro. Cartela de bingo por cinco gramas de ouro. As imagens foram exibidas pelo Jornal Nacional.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *