A vaidade a serviço da vida!

Maria Ritah,

Crer que a vaidade pode servir de alguma forma ao bem de uma comunidade, ao interesse coletivo, é quase uma afronta. Mas, foi exatamente o que eu pensei quando li as notícias dos “fura filas da vacina” aqui em Manaus.

Não vou citar nomes, mais a história das duas jovens filhas de magnatas manauaras que tiveram permissão das autoridades, cujos pais – talvez – foram coniventes com essa atitude amoral de serem vacinadas antes das pessoas que estavam na linha de frente no combate ao Covid 19 em Manaus, foi uma BENÇÃO!

Sim! Se você raciocinar por um momento, foi por esta bendita vaidade que a sociedade civil, seres humanos mortais sem parentes importantes e nem dinheiro no bolso, ficou sabendo do que ocorria por trás dos panos destes famigerados governos.

Foi um “furo de blogueiragem” via redes sociais.

A famosa vacina sendo aplicada nas lindas jovens. Era prenúncio de likes, curtições e sucesso. O que era para ser um evento pessoal feliz, virou escândalo coletivo e colocou políticos em cheque.

Sempre gosto de dizer que a luz só pode aparecer onde tem sombra. São as nossas sombras iluminadas que nos levam para um outro degrau da humanidade.

Imaginem se essas moças não fizessem isso. Quem de nós saberia que nossas autoridades pudessem estar desviando vacinas para interesses pessoais?

É preciso agradecer a vaidade, pois ela trouxe a luz o que estava escondido e sem essa arrogância exposta, quanto mais seria feito?

Vaidade de vaidades, tudo é vaidade

Foi no século VI, na Idade Média, o Papa Gregório Magno instituiu os sete pecados capitais com o objetivo de educar os fiéis.
Pecado capital é, então, aquele que leva à condenação à morte. São eles: VAIDADE que tem o nome também de soberba ou orgulho. INVEJA, IRA, PREGUIÇA, AVAREZA, GULA e LUXURIA.
São Tomás de Aquino já dizia que a vaidade é mãe de todos os pecados, isso porque denota a supremacia de uma pessoa sobre outras.

Eclesiastes, da Biblia, já minimiza um pouco e dizia que tudo era vaidade, transitório e inútil pelo que lutar, porque hoje estamos aqui e amanhã quem sabe?

O vaidoso tem em mente que ninguém é mais ninguém a não ser ele próprio e por essas e outras se mostra no instagram, sem filtro moral.

É preciso ver o lado bom de todas as coisas.

E, vamos combinar? Essas jovens vaidosas estavam a serviço da vida quando declararam nas redes sociais arrogantemente que haviam furada a fila.

Por esta, nem o prefeito esperava!

Passo para vocês.
..

Por Maria Ritah, atleta ultramaratonista, produtora e apresentadora do programa Conexão Gaia, da rádio Logos FM 87.9


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *