As transformações econômicas e tecnológicas que compõem a era digital ou era da informação tiveram o seu início no final da década de 1980 e são resultado da então denominada era industrial que mudou todo o cenário econômico mundial.
A era digital ou era da informação é a grande responsável por profundas mudanças na economia e na sociedade. As informações digitais a partir deste processo passaram a fazer parte do cotidiano de todos os setores da economia, desde o mais simples aos mais complexo.
O universo digital trouxe o atendimento à internet e rede de computadores e os avanços desses meios de comunicação tendem a expandir as novas tecnologias que interagem com os outros meios eletrônicos já existentes. Ademais, parte da tecnologia existente deverá ser substituída por diferentes formas de interação.
A estrutura econômica também se transformou para acompanhar o desenvolvimento tecnológico. Dessa forma, a união entre tecnologia e desenvolvimento oportuniza a crescente evolução eletrônica e econômica tão presente no nosso cotidiano.
A tecnologia também influenciou o mundo econômico, uma vez que, incentivou a competividade global a partir das inovações tecnológicas que por sua vez, servem de suporte para o desenvolvimento econômico.
Entre as diversas maneiras pelas quais a tecnologia contribui para a economia podemos destacar: meios de pagamento, economia compartilhada, educação, bancos digitais, investimentos, empreendedorismo e mais recentemente, a inteligência artificial.
Ademais, é com base em toda tecnologia disponível que temos a possibilidade de alavancar a administração e o processo produtivo de empresas de todos os portes e das mais variadas áreas de atuação.
As mudanças no modo de consumo são consideradas as mais relevantes se avaliarmos o impacto da tecnologia sobre a economia pois contribuem para melhorar a qualidade de vida dos stakeholders.
A tecnologia permite que se crie melhores resultados nos estudos planejados, com menor esforço e custo, além de consentir a criação de um desenvolvimento mais aprofundado e assertivo no produto final.
Com o passar dos anos observamos que a tecnologia vem desenvolvendo uma quantidade enorme de soluções para contribuir com a economia em prol da sociedade e das empresas.
O lado bom disso tudo é a acessibilidade e democratização dos serviços e recursos. O lado ruim, talvez seja a preocupação constante com a segurança, já que muitas pessoas utilizam a tecnologia para criar novas formas de fraude.
Dessa forma, é preciso sempre estar atento à forma como o mercado se molda e quais são as soluções que realmente vem para beneficiar o consumidor e a economia.
Por fim, é inegável que a tecnologia constitui o vetor do desenvolvimento da economia e da sociedade.