fbpx
WhatsApp Image 2023-02-25 at 12.11.51 (1)
Crise climática

Por: Juscelino Taketomi

Jornalista, há 28 anos servidor da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam)

A Semana Santa é um engodo

vaticano-83504-article

Esperava-se que, pelo menos na semana santa, o sentimento da tal cristandade se elevasse ao ponto de dar um basta na carestia desumana, que nos castiga diariamente, e brindar multidões de infelizes famintos com um mínimo de justiça social.

Mas não é assim que as coisas funcionam. Aliançada com os poderes políticos do mundo, a Igreja Católica fecha os olhos, faz de conta que não tem nada a ver com isso, limitando-se apenas a fazer apelos de salão clamando pelo fim das desigualdades sociais, mesmo que ela mesma prontifique no alto do ranking dos poderes mais bem aquinhoados da Terra.

É essa Igreja a primeira a explorar a fé de milhões de incautos. É assim em todo lugar, e pior ainda no Brasil.

Nesta data, o preço do peixe vai a estratosfera, o consumo de carne é proibido e o frango acompanha o ritmo avassalador do peixe. Ninguém segura a carestia, mas todo mundo vai à Igreja rezar por dias melhores, todo mundo vai ouvir os sermões imbecis de sempre, sem que nada disso mude sua vida.

Nas longas e modorrentas missas que permeiam essa data os padres censuram as injustiças e condenam a violência com um cinismo jamais visto, como se não fosse a Igreja que defendem a principal fomentadora da violência, por ganância e poder, em escala planetária.

Esse é o retrato da Igreja Católica Apostólica Romana, que o imperador Constantino tomou para si e cujos dogmas ele explorou, como um maestro, para seus caprichos e interesses de riquezas.

É esse o retrato de uma Igreja que professa a caridade, mas não a pratica, que crítica os ricos, mas não renuncia ao seu patrimônio bilionário. É essa a Igreja que repudia a violência, mas que impôs ao mundo a famigerada Inquisição e as cruzadas.

Nesta data, reflitamos e reavaliemos nossas jornadas neste mundo, que, no meu entender, seriam mais racionais livres dos dogmas com que os líderes religiosos controlam as pessoas, tratando-as como meros robôs em nome de Jesus.

Este, por sua vez, é a maior vítima do espetáculo sórdido que os católicos promovem na Semana Santa. Em nome dele comemora-se uma tragédia – a odienta crucificação -, quando o certo seria exaltar, seguir e cumprir seus ensinamentos. Mas isso implicaria em esclarecer o povo, despertá-lo para as ações políticas e sociais verdadeiramente transformadoras, o que, em última palavra, não interessa aos seus manipuladores.

Qual sua Opinião?

Confira Também

“Fala Amazônia, para o Brasil!”

“O mundo inteiro sempre falou da Amazônia. Agora, a Amazônia está falando por si”. Assim disse o Presidente da República do Brasil, na abertura da 78a. Sessão da Assembleia Geral da ONU (19/09/2023). Falou para o mundo, e o fez muito bem, para confirmar a tão cara soberania sobre o território amazônico brasileiro e, também, dizer que a nova maneira de ingerência dos poderosos nas formas de gestão de territórios alheios não pode subordinar-se cegamente aos interesses sórdidos e ou às conveniências conjunturais do capitalismo e de governos a serviço da manutenção das desigualdades no mundo inteiro, o que é

Leia Mais

Pesquisa mostra números de Wilson Lima em Manaus

Lula sobe em aceitação na capital amazonense Deputados do Amazonas mostram que estão por fora (BEM POR FORA) quando o assunto é meio ambiente Parlamentares não conhecem nem dados oficiais básicos e se perdem em retórica vazia Lideranças indígenas cobram posição da Universidade Federal do Amazonas Prefeito presta esclarecimentos à PF e volta para casa Praia da Ponta Negra está prestes a ser interditada Promotor que chamou advogada de cadela é aposentado Dez apresentações de corais hoje, no Teatro Amazonas Por Claudio Barboza e Solange Elias, com editorias do Único Avaliação de Wilson Lima Segundo a pesquisa do IPEN (Instituto

Leia Mais
Foto: Michel Dantas/Secretaria de Cultura e Economia Criativa

MPB, rock, música clássica e teatro no final de setembro no Teatro Amazonas

Festival de Corais será nesta sexta-feira Confira abaixo a programação completa que começa nesta sexta-feira Na programação da semana compreendida entre os dias 29 de setembro e 7 de outubro, o Teatro Amazonas recebe em seu palco espetáculos de diversos espectros culturais. Tem desde o cantor de MPB Cícero ao espetáculo musical infantil, com os alunos do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro. Confira a programação: Sexta-feira (29), às 16h, o projeto Sarau no Hall traz uma edição especial para difundir o Festival Amazonas de Corais (Famcor). A apresentação tem duração de 20 minutos. Ainda na sexta, às 20h,

Leia Mais