fbpx
Colunista
A Saga de um Migrante Europeu na Amazônia

Por: Fabiano Afonso

professor, engenheiro agrônomo, pós graduado em comunicação e metodologia da extensão rural, especialista em projetos de reforma agrária e especialista em política e estratégia, autor da cartilha “Latifúndio na Amazônia”.

A Saga de um Migrante Europeu na Amazônia

0784a35c-6e26-4bd1-9e97-0820ac8ac4ad

Benjamin Antônio Affonso, natural de Mirandela, Portugal, nascido em 31 de janeiro de 1893, aportou no Brasil no Rio de Janeiro em 1.904. Ele, tio Fabiano e vovô Dom Antônio Affonso um próspero agricultor em Portugal, legalizaram sua cidadania como brasileiro na Rua da Alfândega, 66, Centro/RJ.

O seu destino era a Amazônia. No ano de 1906 passou pelo registro de Portugueses hoje funcionando no térreo do Luso Esporte Clube que era subordinado ao Consulado português em Belém/PA, seu primeiro labor foi descarregar do Roadway de Manaus pedras para a grande obra de Adolfo Lisboa governador provincial do Amazonas. Algum tempo tempo depois pegou um vapor e em São Paulo de Olivença montou comércio (tipo escambo) e na “voga” começou a ir ao beiradão atrás de freguesia, prosperou bastante e fundou um Porto que funcionava como um município de denominação “PORTO AFFONSO”.

Mantinha uma carreira (estaleiro), inclusive com oficina onde alguns Mestres Colombiano e Peruano consertavam e ensinavam o ofício aos jovens no contraturno da escola que ele custeava 100%, localizado acima do município de Fonte Boa e algumas horas acima da foz do Rio Jutaí. Dominou o comércio regional sendo um dos principais parceiros do lendário JG ARAÚJO. O local prosperou e teve até luz elétrica antes de Manaus, o que fez muitas vezes os navios da empresa do Grupo Arbo Manaus subirem o Solimões para reparos na carreira aproveitando a solda elétrica já existente.

Com o domínio completo do Comércio regional inclusive todo o Rio Jutaí e registrou 21 filhos de sangue, sobrou tempo e iniciou na Maçonaria em 18 de março de 1935, explorava seringais e castanhais, sendo os produtos mais valorizados junto com o pirarucu seco. O freguês escolhia a forma de pagamento podendo ser em sal, açúcar, couro, borracha, balata, castanha e outros produtos ou receber em espécie.

Nos anos que antecederam a 2ª Guerra Mundial passou a ser um dos maiores seringalistas e castanheiro, o que lhe rendeu vários títulos e comendas, entre esses o de Coronel da extinta Guarda Nacional , e de Castanheiro pela ACA – Associação Comercial do Amazonas em julho de 1945, o Porto crescia social e econômica tendo por influência do Senador Cunha Melo, seu parceiro político, a concessão de um posto do CAN – Correio Aéreo Nacional – que junto com o mesmo instalou uma boia no meio do rio Solimões para o Boeing da época, os desbravadores Catalinas, pudessem aquatizar e, preso à boia, proceder o desembarque e em embarque dos passageiros da Panair do Brasil e logicamente trocar os malotes postais levando e trazendo as notícias.

Qual sua Opinião?

Confira Também

Parece moleza mas não é; trata-se de uma maneira de entrar em forma com exercícios concentrados

É uma técnica que atende desde jovens a adultos e idosos Aumenta em Manaus a busca por Pilates Alessandra LippoDa redação do ÚNICO O Pilates é um método é indicado para as pessoas de todas as idades e níveis de condicionamento físico. De iniciantes a atletas de alta performance. Também é utilizado como meio de tratamento para patologias existentes e prevenção. (Veja vídeos no final do texto) Princípios do Pilates Através dos 6 princípios que são respiração, concentração, centralização, controle, precisão, fluidez, os movimentos realizados desenvolvem vários grupos musculares, alongando, tonificando, melhorando a amplitude de movimento dos mesmos. A técnica

Leia Mais

ESQUISITICES II

Lourenço Braga, do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas [email protected] Dia desses escrevi texto sobre coisas bizarras e fatos excêntricos com que somos obrigados a conviver, seja pelo pouco preparo de alguns, pelo autoritarismo de quem se julga superior aos que o cercam e àqueles com quem “é obrigado” a conviver, desrespeitando-os até mesmo na formação de filas para observância do tratamento prioritário garantido legalmente, seja, ainda, por condenáveis manifestações de esdrúxulo poder dos que retiram de eleições, com ou sem votos impressos, força que não foi nem lhes poderia ter sido atribuída Recebi retornos importantes, até alguns que demonstraram

Leia Mais

Senado recebe exposição com fotos amazônicas na segunda-feira

As belezas da região eternizadas nas fotos de Leonide Príncipe Exposição ’30 anos de Floresta – A Amazônia na fotografia de Leonide Príncipe’ fica até 5 de outubro no Senado Valéria CostaCorrespondente Brasília (ÚNICO) – Radicado no Amazonas, o fotógrafo francês Leonide Príncipe se especializou em fotos da natureza e na biodiversidade amazônica. E sua trajetória de 30 anos eternizando as belezas naturais da região está sendo exposta em várias partes do país.A exposição “30 anos de Floresta – A Amazônia na Fotografia de Leonide Príncipe” estreia no Espaço Ivandro Cunha Lima, no Senado Federal na segunda-feira (25) e fica

Leia Mais