A riqueza do Amazonas pendurada nas árvores que ainda tem pouca exploração

✅ Pesquisador do INPA estuda há 40 anos o potencial de frutas da Região

✅ Frutas amazônicas combatem colesterol e obesidades

✅ Fruta do Amazonas tem maior teor de Vitamina C do mundo

✅ Cientista diz que pupunha tem alto valor nutricional

A região amazônica possui uma das maiores biodiversidades do planeta, e uma enorme variedade de frutos com características inigualáveis de aroma e sabor, além de potencial nutritivo e econômico. No Amazonas, frutas como o açaí, cupuaçu, castanha do Brasil e a pupunha, entre outros, são alvo de estudos científicos, realizados pelo pesquisador titular Especialista em Ciências do Alimento, Jaime Paiva Lopes Aguiar, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).

Além do valor nutricional dos frutos, as pesquisa apontam os benefícios que podem propiciar à saúde humana frutos como camu-camu, cubiu, açaí e pupunha, na prevenção e controle de doenças crônicas não transmissíveis como diabetes, colesterol e obesidades.

Atuando há mais de 40 anos no Inpa, Jaime Aguiar destaca entre as frutas típicas, o tucumã, buriti, açaí e a pupunha pelo seu valor nutritivo e fonte de energia, e o camu-camu fruta mais rica em vitamina C.

Frutas que geram energia

“Dentre as frutas típicas, Aracaceae (classificação científica da espécie) destacam-se a pupunha, tucumã, buriti e açaí, que primam sobre as demais como fontes de energia, pigmentos, fibra alimentar e elementos minerais.

As frutas Myrtaceae (classificação científica da espécie), dentre elas o camu-camu o fruto mais rico do mundo em Vitamina C, e as Solanaceae (definição científica da espécie), como o cubiu, muito rico em fibra alimentar, muito bom para quem tem problema de constipação intestinal”, afirmou o pesquisador

Proteínas naturais

Jaime Aguiar explica sobre frutas como Caramuri rico em vitamina C, além do cupuaçu e a castanha do Brasil, rica em proteínas.  

“Outro destaque também é o Caramuri muito rico em vitamina C e a castanha do Brasil (familia Lecythidaceae) como fonte de selênio, energia, proteínas e outros constituintes nutricionais, e o cupuaçu (Malvaceae) de aroma inigulável”, explicou o cientista.

Tucumã e a Vitamina A

O cientista ressalta os benefícios a saúde do cubiu fruta típica da região Amazônica que mostrou ser eficaz na redução do colesterol.

 O tucumã com alto teor de vitamina A (essencial para a visão) e a pupunha, que, segundo ele, deveria estar presente na mesa dos amazonenses pelo seu alto valor nutricional.

Ainda sobre o tucumã. Tem alto teor de provitamina A e lipídios e para a redução ou a prevenção de hipovitaminose (formação inadequada de ossos, contribuindo para o raquitismo).  Além disso, pode contribuir como fonte de energia para a prevenção da desnutrição energético-proteica.

Cubiu reduz glicose

Utilizado no controle de prurido da pele e na redução dos níveis elevados de colesterol, glicose e ácido úrico.

Capacidade antioxidante

Rico em vitamina C. Comparado com outros frutos a capacidade antioxidante ele supera todas, o açaí, laranja, cubiu, maçã e mirtilo.

O Portal Único buscou na internet, algumas receitas com a utilização de frutas da região. Confira:

Receitas

Bolo Maravilha de Tucumã

Ingredientes

•            

•             1 xícara (chá) de manteiga

•             2 xícaras de açúcar

•             4 ovos

•             1 xícara de massa de tucumã (polpa batida com um pouquinho de leite)

•             2 xícaras de farinha de trigo

•             1 xícara de leite de coco

•             1 colher (chá) de sal

•             1 colher (sopa) de fermento

•             Utensílios

•             Batedeira

•             Liquidificador

•             Forma de buraco 20 a 30 cm

•             Colher de pau

•             Pão duro

•             Xícaras de chá

Modo de preparo

1.            Bata a manteiga com açúcar até virar um creme.

2.            Acrescente as gemas e continue batendo.

3.            Ponha a massa de tucumã (a massa é feita com a polpa de 10 tucumãs aproximadamente, pois depende do tamanho da fruta, batida com um pouquinho de leite, só o suficiente para formar um purê).

4.            Acrescente a farinha de trigo e o leite de coco alternadamente.

5.            Por último, coloque as claras batidas em neve, o fermento e o sal.

6.            Leve ao forno preaquecido para assar em forma untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo, por volta de 35 a 40 minutos.

Pupunha empanada

A pupunha é uma palmeira com origem nas Américas do Sul, Central e do Norte. Ela é uma rica fonte de proteína e fibra alimentar, além disso, também conta com alguns minerais em sua composição. Para melhorar ainda mais, seu teor de gordura é baixo, ela ajuda na saúde dos olhos, no desenvolvimento ósseo e no fortalecimento do sistema imunológico.

Modo de preparar

Aqui, o palmito da pupunha é enrolado em uma fatia de presunto, molhado umacombinação de farinha de rosca, ovos, leite, salsa e pimenta, e por último, coberto com farinha de rosca. Depois disso, basta levar em óleo quente para fritar e seu quitute estará prontinho.

Picolé de açaí com saladas de frutas

O açaí é muito saboroso e também muito rico em nutrientes, fibras e gorduras boas, ou seja, é uma fruta muito importante e que pode nos trazer muitos benefícios. Para inseri-lo em nosso dia a dia, nada melhor do que conhecer receitas que dão água na boca, então, confira o quanto essa fruta pode ser democrática e aparecer em pratos diversos!

ingredientes

•             500g de Creme de Açaí Congelado (Descongelado)

•             1 Xícara (chá) de Suco de Laranja

•             1 Xícara (chá) de Abacaxi (picado)

•             1 Xícara (chá) de Pêssegos (picados)

•             1 Xícara (chá) de Manga (picada)

•             Açúcar, Mel ou Adoçante (a gosto)

Instruções

1.            No liquidificador coloque o suco de laranja, manga, abacaxi e pêssego e bata bem até ficar bem processado e reserve.

2.            Molhe rapidamente forminhas de picolé e coloque o açaí até a metade, leve as forminhas levemente inclinadas para o freezer e deixe por 1 hora ou até firmar.

3.            Retire as forminhas do freezer e preencha com o suco de salada de frutas.

4.            Volte ao freezer por 30 minutos ou até que tenha dado uma leve firmada, retire do freezer novamente coloque os palitos e volte para terminar o congelamento por pelo menos 2 horas.

5.            Na hora de tirar os picolés, basta molhar as forminhas em água corrente e puxar o palito.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *