PRIMEIRA MÃO

A guerra de informações entre Roberto Cidade e Alberto Neto

Deputado estadual Roberto Cidade e deputado federal Alberto Neto (Fotomontagem/Divulgação)

Ex-deputado vai comemorar os 90 anos em Parintins

Juíza amazonense na assessoria da nova presidente do TSE

Ditadura no Brasil expulsou diplomatas brasileiros por serem gays

Lei do Amazonas é questionada no Supremo Tribunal

Bi Garcia corre pra colocar Mateus Assayag no jogo pela prefeitura de Parintins

Guerra de milícias digitais no interior

Moradores denunciam crime ambiental no Lago do Aleixo

Indígenas ganham primeira escola de alvenaria no Amazonas

Hoje tem apresentação do Corpo de Dança no Teatro Amazonas

Por Claudio Barboza e Solange Elias, com editorias do Único

Clima quente entre Cidade e Alberto Neto

O líder do governo na Assembleia, deputado Felipe Souza, garante que Alberto Neto vai desistir da sua pré-candidatura a prefeito de Manaus. A assessoria de Alberto nega qualquer possibilidade desse fato acontecer e vai mais longe, afirma que o vice de Alberto vai sair do União Brasil, partido de Roberto Cidade que, neste caso, não manteria sua candidatura. A troca de afirmações entre os dois lados se mantém há mais de uma semana.

Militares à disposição

Há informações de que 200 policiais militares estão à disposição da Assembleia Legislativa e outros 800 em outros órgãos estaduais. Este seria um bom momento para que a Assembleia criasse a Polícia do Legislativo e que outros poderes seguissem o exemplo, deixando os PM nas unidades militares para as quais estudaram e fizeram testes de seleção.

Festa dos 90 em Parintins

O ex-deputado estadual Geraldo Medeiros fará 90 anos em grande estilo, com uma festa na cidade em que ele escolheu para viver: Parintins. Será no próximo sábado (25) e Omar Aziz está entre as presenças confirmadas.

Juíza amazonense no TSE

Geraldo Medeiros teve uma alegria recente: sua filha, a juíza Andréa Jane de Medeiros, foi escolhida para a assessoria da nova presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia. Andréa Medeiros se destacou pelo projeto de tradução das línguas indígenas nas audiências de custódia e pelo trabalho desenvolvido em prol do exercício do voto dos povos originários. Ela também foi a primeira mulher no país a comandar as audiências de custódia em nível estadual.

Ditadura no Brasil expulsou diplomatas gays

O drama que muitos viveram na ditadura militar no Brasil aos poucos chega ao conhecimento público. O Portal Metrópoles divulgou, e o ÚNICO reproduziu, matéria assinada pelo jornalista Jonatas Martins que mostra um pouco do drama que viveram diplomatas brasileiros, em função de suas motivações sexuais. Veja no link https://portalunico.com/ditadura-no-brasil-expulsou-diplomatas-gays/.

Linguagem neutra no STF

A Aliança Nacional LGBTI+ e a Associação Brasileira de Famílias Homotransafetivas estão movendo ação no Supremo Tribunal Federal contra uma lei aprovada no Amazonas que proíbe o uso de linguagem neutra nos documentos de administração pública e material escolar. A lei é de autoria da deputada Débora Menezes e foi aprovada no ano passado.

Bi Garcia articula em Manaus

O prefeito de Parintins, Bi Garcia, está em Manaus em busca de apoio para o vereador Mateus Assayag, seu candidato a prefeito. Assayag tem como adversária a vereadora Brena Dianná, apoiada pelo governador Wilson Lima e que na semana passada realizou uma grande manifestação em Parintins.

Guerra digital em Humaitá

A disputa pela prefeitura em Humaitá (a 591 km de Manaus) está colocando em campo as milícias digitais dos candidatos Dedei Lobo (atual prefeito) e seu opositor, o ex-prefeito Herivaneo Oliveira, que quer voltar mas está inelegível, por enquanto. O troca-troca de acusações e denúncias já despertou a atenção da Justiça Eleitoral.

Crime ambiental no Aleixo

Um grupo de moradores da Comunidade Coração de Mãe, uma comunidade ribeirinha localizada no Lago do Aleixo, área integrada ao rio Negro e que fica próxima ao encontro das águas, foi ao Ipaam denunciar o descarte de produtos químicos no igarapé, por uma empresa particular. Os denunciantes mostraram a morte de milhares de peixes no lago e a contaminação que desce do igarapé e desaguá no rio Negro.

Escola indígena

Em Atalaia do Norte (1.136 km de Manaus), a prefeitura construiu a primeira escola indígena em alvenaria do Vale do Javari. A escola municipal Dunu Mayuruna fica na aldeia Flores da etnia Mayuruna/Matsés, localizada no rio Curuçá (a 135 quilômetros da sede do município).

Dança no Teatro Amazonas

Nesta terça-feira (2’) tem apresentação do Corpo de Dança do Amazonas com o espetáculo “Solatium”, com a participação da Orquestra de Câmara do Amazonas. O espetáculo começa às 20h e os ingressos estão à venda por R$ 25, no link https://shopingressos.com.br/comprar/1849/SOLATIUM_21_05.

FALE CONOSCO

Solange Elias (EDITORA)
(92) 99105-7388

Guilherme Martins (TI/COMERCIAL)
(92) 98638-5707

CEO: Claudio Barboza
(92) 99116-1777


Compartilhe >
Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *