WhatsApp Image 2022-08-30 at 08.29.13
O povo que se arrume.

Por: João Melo Farias

João Melo Farias Poeta e indigenista.

A Democracia Garantido

e1d7554b-2367-466d-b589-079bf3a59c4e

Findo o 56 Festival Folclórico de Parintins, que culminou com o nosso Garantido como Vice-campeão, chegou a vez de cuidarmos da nossa casa: o destino da Cidade Garantido.

Que a última gestão não nos sirva de exemplo; não vale a pena jogar pedra no nosso próprio telhado; o nosso pote está muito arrebentado, vamos juntar os cacos, emenda-los com carinho para reconstruir a Nação Folclórica Garantido.

A disputa é salutar. Há que se ter a boa concorrência, via escrutínio universal, ou eleição direta numa proposta cristalina de alternância de poder: Pedra Angular da Democracia.

E por que esse processo nos é salutar? Porque nos possibilita escolher e colocar um de nós no comando da Cidade Garantido para cuidar do Boi Bumbá Garantido.

E por acreditar no espírito da Democracia Garantido caminhamos com Fred Goes para a próxima eleição, com todo respeito aos demais concorrentes, por acreditarmos na seriedade, na experiência, na idoneidade e na criatividade do homem/artista Fred Goes e, principalmente porque sabemos que Fred é um democrata da Democracia Garantido com capacidade de gerir e harmonizar as disputas e conflitos internos que tanto tem prejudicado o nosso Boi de Pano, o Boi de Lindolfo.

A fala de Fred Goes após a anuncio do vencedor do 56 Festival: – O Garantido é o Boi da Resistência, é o Boi da União, será o rumo norte de sua campanha e gestão.

Tomamos a liberdade de propor que após a eleição, a gestão Fred Goes e Helen Veras convoquem imediatamente um Encontrão dos Sócios Garantido para uma discussão aberta e franca para que possam expor individualmente suas ideias e propostas, que após servirão para reconstruir coletivamente um Garantido, tal como o fizemos em 1999, com o Seminario “O Boi que nós queremos”.

João Melo Farias
Ixé Tupinambarana


Qual sua Opinião?

Confira Também