fbpx
R4vxaaAy_400x400
PLÍNIO VALÉRIO, COM AGRONEGÓCIO CONTRA OS POVOS INDÍGENAS

Por: Ademir Ramos

Professor, antropólogo, coordenador do projeto jaraqui, do NCPAM/UFAM vinculado ao Dpto. de Ciências Sociais.

A Cúpula da Amazônia e o combate a pobreza

Cupula-da-Amazonia02

A Declaração de Belém assinada por oito presidentes dos países amazônicos, signatários do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), foi divulgada na terça-feira (8), enfatizando, sobretudo, a face humana da Amazônia centrada nos povos indígenas, comunidades locais e tradicionais comprometidos com a conservação da biodiversidade e dos recursos naturais na perspectiva de assegurar e garantir o bem-estar ambiental das populações amazônicas, em solidariedade com gerações presentes e futuras com repercussão mundial.

Trata-se de uma leitura do mundo globalizado a partir do lugar de vida, morada, trabalho caracterizada pela sociobiodiversidade dos povos e das comunidades tradicionais, em respeito aos encantados dos rios e dos espíritos das florestas formadores do imaginário dos povos desta vasta região.

O documento é árido e pesado para atender as demandas imediatas de proteção, conservação e sustentabilidade dos povos amazônicos. No entanto, tem valor significativo porque rompe com a visão reducionista dominante que nega os direitos dos povos originários e reafirma unicamente o meio ambiente como valor absoluto amparado nas ciências da natureza e no capital especulativo das corporações financeiras internacionais.

O Brasil em coordenar e efetivar estas ações, visando a COP 30 em 2025, mostra sua responsabilidade ambiental junto aos seus pares e, principalmente, chama os entes subnacionais da Amazônia para juntos assumir este desafio da proteção integral da “nossa casa amazônica”, combatendo à pobreza e às desigualdades sociais com foco na construção e definição de políticas públicas de desenvolvimento sustentável, harmônico, integral implementada na região norte do País com apoio financeiro dos países ricos e afortunados conforme fora prometido.

Para esse fim, fala-se de forma recorrente no montante de 100 bilhões de dólares por ano, no entanto, até o presente não se vislumbrou tal realidade, obliterando, dessa feita os meios e as condição materiais de se concretizar o combate a pobreza na Amazônia e por consequência a proteção e conservação das nossas florestas e assim caminhamos com nossas forças e meios.

Qual sua Opinião?

Confira Também

Parece moleza mas não é; trata-se de uma maneira de entrar em forma com exercícios concentrados

É uma técnica que atende desde jovens a adultos e idosos Aumenta em Manaus a busca por Pilates Alessandra LippoDa redação do ÚNICO O Pilates é um método é indicado para as pessoas de todas as idades e níveis de condicionamento físico. De iniciantes a atletas de alta performance. Também é utilizado como meio de tratamento para patologias existentes e prevenção. (Veja vídeos no final do texto) Princípios do Pilates Através dos 6 princípios que são respiração, concentração, centralização, controle, precisão, fluidez, os movimentos realizados desenvolvem vários grupos musculares, alongando, tonificando, melhorando a amplitude de movimento dos mesmos. A técnica

Leia Mais

ESQUISITICES II

Lourenço Braga, do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas [email protected] Dia desses escrevi texto sobre coisas bizarras e fatos excêntricos com que somos obrigados a conviver, seja pelo pouco preparo de alguns, pelo autoritarismo de quem se julga superior aos que o cercam e àqueles com quem “é obrigado” a conviver, desrespeitando-os até mesmo na formação de filas para observância do tratamento prioritário garantido legalmente, seja, ainda, por condenáveis manifestações de esdrúxulo poder dos que retiram de eleições, com ou sem votos impressos, força que não foi nem lhes poderia ter sido atribuída Recebi retornos importantes, até alguns que demonstraram

Leia Mais

Senado recebe exposição com fotos amazônicas na segunda-feira

As belezas da região eternizadas nas fotos de Leonide Príncipe Exposição ’30 anos de Floresta – A Amazônia na fotografia de Leonide Príncipe’ fica até 5 de outubro no Senado Valéria CostaCorrespondente Brasília (ÚNICO) – Radicado no Amazonas, o fotógrafo francês Leonide Príncipe se especializou em fotos da natureza e na biodiversidade amazônica. E sua trajetória de 30 anos eternizando as belezas naturais da região está sendo exposta em várias partes do país.A exposição “30 anos de Floresta – A Amazônia na Fotografia de Leonide Príncipe” estreia no Espaço Ivandro Cunha Lima, no Senado Federal na segunda-feira (25) e fica

Leia Mais