fbpx

A corrida na Justiça para tentar segurar o emprego dos amazonenses

Ex-superintendente da Suframa diz que Brasil não pode ficar travado por conta da Zona Franca

Vereador diz que ser favorável aos decretos de Bolsonaro é trair o Amazonas

Juros mais altos: bancos vão repassar aumento dos impostos para os clientes

Lista dos produtos que seriam “salvos” da redução do IPI foi feita com a própria Suframa

Tribunal Eleitoral lança hoje a Ouvidoria da Mulher e amplia atendimento aos eleitores

Conselho Nacional de Justiça inspeciona o Tribunal de Justiça do Amazonas

Árvores centenárias ameaçadas no Centro de Manaus

Serafim perde seu filho Rafael, um exemplo de vida

Vacinação contra a Covid–19 terá 50 locais de atendimento até sábado

Wilson Lima e David Almeida vão conferir como está o recapeamento das ruas anunciado na semana passada

Escritora do Amazonas entrevista um dos maiores especialistas em ufologia, nesta segunda

Por Claudio Barboza e Solange Elias, com as editorias do Único

A agonia da Zona Franca

A partir desta segunda-feira (2) novas iniciativas vão acontecer contra os dois decretos de redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) que feriram de morte a Zona Franca de Manaus. A Procuradoria Geral do Estado está preparando nova Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), assim como o partido Solidariedade – que ficou de dar entrada na ação na sexta passada (29/4), mas o site do TSE não registra a protocolização – em iniciativa decidida pela bancada do Amazonas no Congresso Nacional. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Nacional), que já recebeu a Nota Técnica da OAB-Amazonas, está decidindo qual o melhor instrumento legal para combater os efeitos dos decretos.

Ex-superintendente da Suframa defende decretos

O ex-superintendente da Suframa, coronel Alfredo Menezes, disse que o Brasil não ficará travado por conta da Zona Franca de Manaus, justificando dessa forma, os decretos de Bolsonaro reduzindo o IPI e reafirmando que “o processo é irreversível”. Ele é pré-candidato ao Senado pelo Amazonas.

Vereador Marcelo Serafim faz alerta

Na contramão de Menezes, o vereador Marcelo Serafim (Avante) lembrou que, por muito menos a Pepsi saiu de Manaus quando teve incentivos reduzidos, e agora ele teme que a Coca-Cola siga o mesmo caminho. Ele considera que a opinião de Menezes é uma traição ao Amazonas.

Juros bancários sobem

O governo Bolsonaro mirou nos bancos e acertou o consumidor, que vai pagar mais caro pelo crédito bancário (empréstimos, cheques, cartões) num momento de alta da inflação e dos juros no Brasil. O recado é do presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Isaac Sidney. Os bancos estão no pacotão de compensação do Simples, que atingiu também o segmento dos concentrados de refrigerantes da Zona Franca de Manaus. Bolsonaro zerou o IPI dos refrigerantes e aumentou o imposto dos bancos, chamado de CSLL.

Listão foi feito em casa

A equipe econômica do governo Bolsonaro revelou que a seleção de quais produtos da ZFM entrariam ou não no Decreto de redução do IPI foi feita em conjunto com a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).

Ouvidoria da mulher no TRE

Nesta segunda-feira (2), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas, desembargador Wellington José de Araújo, vai lançar a Ouvidoria da Mulher, criada para prevenir e combater casos de assédio, discriminação e demais formas de abusos sofridos por pessoas do gênero feminino, especialmente a violência política. Quem vai comandar a ouvidoria feminina será o desembargador Kon Tsih Wang.

Regularização eleitoral ganha novo ponto

Também a partir desta segunda-feira (2) e até a próxima quarta-feira (4), o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas vai oferecer atendimento presencial aos eleitores que precisam regularizar seus títulos e situação eleitoral, também no Centro de Convenções Vasco Vasques, das 8h às 17h. No plantão de final de semana mais de 1.500 eleitores compareceram ao Fórum Eleitoral de Manaus. Para ser atendido, é preciso levar o comprovante de vacinação.

Inspeção no TJAM

A Corregedoria Nacional de Justiça, órgão que faz parte do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), começa hoje (2) uma inspeção no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). A atividade é destinada para verificação do funcionamento dos setores administrativos e judiciais de 1.º e de 2.º Graus da Corte, bem como das serventias extrajudiciais. A inspeção é uma atividade regular, de onde saem relatórios que apresentam as deficiências e as boas práticas encontradas na Justiça do Amazonas.

Rafael Corrêa encerra a luta

O ÚNICO registra o falecimento de Rafael Corrêa, filho do deputado estadual Serafim Corrêa, que nos enviou a seguinte mensagem: “Após 41 anos lutando pela vida, o nosso Rafa sofreu uma parada cardiorrespiratória e foi aos braços do Pai. Em uma vida inteira, ele nos deu lições de amor, resistência, carinho e coragem. Estamos, eu e nossa família, todos muito tristes pela partida, mas agradecidos ao Criador por ter nos emprestado o Rafa, um anjo que só nos deu exemplos de coisas boas, principalmente de muito amor”. Desde criança, Rafael conviveu com uma doença degenerativa e, apesar das previsões médicas limitarem sua vida em poucos anos, ele viveu mais de 40 anos e faleceu nesta madrugada. O ÚNICO abraça fraternalmente toda família!

Árvores centenárias ameaçadas

O ÚNICO recebeu a informação de um leitor de que uma árvore da espécie “mulateiro”, que serviu de moldura para a criação do Clube da Madrugada, (importante movimento cultural da cidade criado na década de 50), está ameaçado de cair na Praça da Polícia, no Centro de Manaus. Outras árvores centenárias estão ameaçadas. O local é de responsabilidade da Secretaria de Cultura do Estado.

Vacinação hoje

A Prefeitura de Manaus oferece 50 locais de atendimento para vacinação contra a Covid-19, a partir de hoje até a próxima sexta-feira (6). As equipes da saúde estão buscando avanços nas doses de reforço, que os cidadãos deixaram de procurar. A segunda dose para crianças de 5 a 11 anos também já está disponível. Balanço feito pela Secretaria mostra que mais da metade desses dois segmentos está atrasada com o esquema vacinal. A lista com os locais de vacinação, endereços e horários de funcionamento pode ser consultada no site da Semsa.

Conferindo os trabalhos

O governador Wilson Lima e o prefeito David Almeida vistoriam, nesta segunda-feira (2), os serviços de recapeamento asfáltico da capital, que fazem parte do programa Asfalta Manaus. A vistoria será às 10h, na Travessa 7, Bairro Alvorada 1, zona centro-oeste de Manaus. Ao todo, o programa Asfalta Manaus vai alcançar 10 mil ruas da capital.

Programa ufológico

Para quem acredita em vida extraterrestre e inteligente, como os membros do grupo UFOAM, capitaneado pela escritora e ufóloga Umaia Ismail, hoje tem programa imperdível com um dos maiores especialistas da área no país, Toni Inajar. Umaia faz entrevistas ao vivo toda segunda-feira, a partir das 19h (hora Manaus), em seu canal no YouTube (https://www.youtube.com/c/UmaiaIsmail).

SIGA O PORTAL ÚNICO:
https://portalunico.com/

Facebook:
Facebook.com/portalunico.com

Instagram:
https://instagram.com/portalunico?utm_medium=copy_link

Twitter:
https://twitter.com/PortalUnico?t=5LAn7TYhr43mFX0LTFQ2wA&s=09

FALE COM A GENTE

Solange Elias (EDITORA)
(92) 99105-7388

Guilherme Martins (TI/COMERCIAL)
(92) 99167-0515

CEO: Claudio Barboza
(92) 99116-1777

Um comentário

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  1. Quando vemos a repercussão que esses supostos defensores da Zona Franca de Manaus, percebemos o quanto nós precisamos mudar o quadro político da nossa cidade e limpar de vez, esses que ao invés de trabalhar em favor do povo, estão querendo acabar com aquilo que foi construído por anos. Um decreto que favorece o cidadão e não desfavorece a Zona Franca de Manaus, pelo contrário, vai sim trazer crescimento, porque se assim não fosse os outros polos industriais do Brasil, não existiriam.