fbpx
WhatsApp Image 2022-08-30 at 08.29.13
Notícia quente, muito quente.

Por: João Melo Farias

João Melo Farias Poeta e indigenista.

A arte do Rui

foto

Rui Machado, manauara, 67 anos (1.956) de idade, servidor público federal aposentado pelo Banco do Brasil, artista plástico autodidata desde menino, confrade de Anisio Melo, Moacir Andrade, Renato Araújo, Van Pereira, Auxiliadora Zuazo, monstros sagrados das artes plásticas Amazonenses, que teimam corajosamente, em pintar e fazer da Amazônia (dos povos indígenas e da verde floresta) o cartão postal de suas aquarelas.

Pintar o escambau poderia dizer, sem medo de errar, do Trabalho do Ruí, como uma forma eloquente de aquarelar o cotidiano das nossas aldeias indígenas e beiradões ribeirinhos.

Os traços da arte cabocla de Rui revelam a sua vida e espiritualidade comprometida com a vida dos amazônidas: a nossa vida.

Confesso que entender os traços pincelados de um anjo como Rui Machado, é visualizar um filho do Divino pintando nas folhas da planície amazônica uma parte da nossa história e do nosso futuro.

Tenho a alegria de conviver, no tempo presente, com este mito dos pincéis, (e muito vivo, graças a Deus), das espátulas e brochuras que colorem nossos olhares com a verve inspirada em nossa caboclitude.

RITOS, a Exposição que se inicia no dia 06 de julho, na Galeria de Artes do Instituto Cultural Brasil Estados Unidos, é um resumo da arte de Rui Machado, que bebe na cuia dos povos indígenas da Amazônia, a inspiração para suas telas.

Viva a arte do Rui!
Viva os tons do Machado,
Obras Divinas, filhas de sua criação!

João Melo Farias
Ixé Tupinambarana

Qual sua Opinião?

Confira Também

ZFM na Carta Magna, o amanhecer de uma nova era

Por Nelson Azevedo Há exatos 35 anos, o Brasil vivenciou um marco histórico com a aprovação da nova Constituição, marcando o fim do polêmico Ciclo Militar. A figura central deste marco foi o jurista Bernardo Cabral, que com esmero e dedicação, assumiu a relatoria do processo. Seu trabalho meticuloso pavimentou o caminho para o estabelecimento de um Estado Democrático de Direito mais robusto, oferecendo um resguardo mais amplo aos direitos civis, consolidando assim, um novo começo para a nação brasileira após anos de autoritarismo. Um Programa Visionário Emergindo das disposições transitórias da nova carta magna, o programa Zona Franca de

Leia Mais

CPI das ONGs quer ouvir presidente da Foirn

Requerimento vai ser votado nesta terça-feira, na comissão Federação representa 23 povos indígenas do Brasil e 750 comunidades Valéria CostaCorrespondente Brasília (ÚNICO) – A CPI das ONGs, em curso no Senado, vai votar na reunião desta terça-feira (3), requerimento que pede a presença do presidente da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (Foirn), Marivelton Rodrigues Barroso, para explicar sobre os recursos investidos neste ano para financiar projetos nas comunidades indígenas.A federação representa 23 povos indígenas do país que vivem em 750 comunidades. A sede da instituição fica no município de São Gabriel da Cachoeira (a 852 km de Manaus).A

Leia Mais
Flutuantes e barcos encalhados nos rios e igarapés que cercam Manaus (Foto: Michel DAntas/AFP)

David Almeida interdita área de banho e envia água e alimentos para comunidades

Wilson Lima anuncia novo monitoramento das queimadas e atendimento a Beruri CPRM aponta que a situação vai piorar na segunda quinzena de outubro Alessandra LuppoDa redação do ÚNICO A segunda-feira (2) foi de correria entre os órgãos públicos da capital e do interior, no combate à seca, às queimadas e aos acidentes naturais. Pela manhã, o prefeito de Manaus, David Almeida anunciou que começaram hoje tanto a interdição da praia da Ponta Negra para o banho – por três meses – quanto a distribuição de água e alimentos para mais de 6 mil pessoas nas comunidades ribeirinhas de Manaus, que

Leia Mais