PRIMEIRA MÃO

18 mil eleitores vão escolher novo reitor do IFAM e 14 diretores da instituição

Comunidade do Ifam começa a escolher novos gestores a partir desta quarta (Foto: Divulgação)

Bosco Saraiva diz que não irá simplesmente ficar sentado na cadeira de superintendente da Suframa

Moradores do Rio Preto da Eva pedem SOS na AM-010

Deputado do Amazonas acompanha Lula

Tribunal de Justiça vai julgar uso das sacolas de plástico

Pesquisa aponta 70 perfis que espalham desinformação na Amazônia Legal

Assembleia analisa a minirreforma de Wilson Lima

Tribunal de Justiça entrega prêmios de literatura e academia

David Almeida prepara festão para trabalhador na Inauguração da Casa de Praia

Por Claudio Barboza e Solange Elias, com editorias do Único

Maior eleição da história do IFAM

Nesta quarta-feira (26) e amanhã (27), 18 mil eleitores, entre alunos, docentes e técnicos administrativos vão eleger o reitor do Instituto Federal do Amazonas (IFAM) e mais 14 diretores dos campi. Jaime Cavalcante e Antônio Santana disputam a Reitoria. Em Manaus, o IFAM tem três campi, um no Centro, outro na Zona Leste e o terceiro, no Distrito Industrial.

Bosco Saraiva propõe uma Suframa mais ágil

O novo superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, disse ao ÚNICO que vai visitar os estados de Rondônia, Roraima, Acre e Amapá, a fim de dar uma demonstração clara da presença do órgão na região, conforme está nas suas atribuições. Ele confirmou que terá reuniões com a direção da Sudam e Basa, em Belém, em busca do desenvolvimento regional.

Moradores pedem socorro na AM-010

Moradores do município de Rio Preto da Eva, estão com dificuldades para transitar pela AM-010 e chegar a Manaus. Fazem um apelo ao governo a fim de que sejam feitos serviços emergenciais na área, recompondo o pavimento da pista, que a cada dia fica pior.

Comitiva de Lula

No Facebook, o deputado federal Átila Lins (PSD) exibiu fotos de sua participação, em Lisboa, ao lado do presidente Lula, no Palácio Nacional de Queluz, da solenidade de entrega do Prêmio de Camões ao cantor e compositor Chico Buarque de Holanda. Ele também participou da abertura de um fórum empresarial Brasil/Portugal na cidade do Porto.

Sacolas plásticas

Corre no Tribunal de Justiça do Amazonas ação judicial em que o Simplast-AM (Sindicato das Indústrias de Material Plástico de Manaus) pede o fim das regras que proíbem a comercialização de sacolas plásticas nos estabelecimentos comerciais do Estado. As regras foram aprovadas pela Assembleia Legislativa do Amazonas e Câmara Municipal de Manaus no segundo semestre de 2022.

”Desculpa esfarrapada”

Para o Simplast-AM, a fabricação de sacolas reutilizáveis em grande quantidade exigirá alto uso de água, o que colocaria em risco o sistema de abastecimento de água da capital do Estado. Na opinião de internautas, a desculpa é esfarrapada, servindo apenas para brecar a distribuição gratuita de sacolas principalmente nas redes de supermercados. As sacolas, na verdade, não são distribuídas de graça, mas vendidas à população, em desafio a legislação que determina multa de até R$ 20 mil para quem cometer abusos ao vender sacolas.

Falsificação nas sacolas

Esse debate vai ser interessante, considerando que os laboratórios da UFAM já identificaram que as sacolas que estariam sendo vendidas pelos supermercados como biodegradáveis, não têm nada de biodegradáveis. São plástico mesmo.

Perfis da desinformação

Uma pesquisa promovida pelo Coletivo Intervozes e entidades parceiras analisou 200 páginas em sete estados – Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Roraima, Mato Grosso e Tocantins – e identificou 70 perfis e sites na internet disseminadores de desinformação e notícias falsas na Amazônia Legal. Três desses sites se apresentam como jornalísticos, mas divulgam apenas informações que favorecem certo partido ou candidato, diz a pesquisa.

Novas secretarias no governo

A Assembleia Legislativa começa a analisar nesta quarta-feira (26), as mensagens do governador Wilson Lima (UB) que está recriando três secretarias estaduais, que antes eram subsecretarias: a Secretaria de Estado de Energia, Mineração e Gás (antiga Secretaria de Estado de Mineração, Geodiversidade e Recursos Hídricos – SEMGRH), a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (antiga Secretaria de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Manaus -SRMM) e a e a Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (antiga Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer – SEJEL).

Prêmios no Tribunal de Justiça

O Tribunal de Justiça do Amazonas realiza nesta quarta-feira (26), às 11h, a solenidade de entrega dos prêmios “Memória TJAM” e “Eduardo Ribeiro” a 20 personalidades do Estado. O primeiro premia autores de trabalhos históricos de temática livre, sobre o Judiciário e o segundo, trabalhos sobre o tema da “Presença negra no Amazonas”.

Festa para trabalhadores

O prefeito David Almeida vai anunciar nesta quarta-feira (26) como vai ser o festão do Dia do Trabalhador deste ano, no dia 1º de maio, quando ele vai inaugurar as novas instalações do Local Casa de Praia, rebatizado para Casa de Praia Zezinho Corrêa. A programação artística – que inclui um artista nacional – será revelada em entrevista coletiva, na Ponta Negra, às 17h.


Compartilhe >
Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *